Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de julho de 2015

1984 chegando na Inglaterra

O governo do Reino Unido quer proibir todas as comunicações criptografadas como as que oferecem os serviços como iMessage, WhatsApp ou Snapchat.

A proibição proposta é a nova versão de um projeto de lei de vigilância previamente revogada.

O primeiro ministro Cameron justifica as medidas com a desculpa de lutar contra o terrorismo.


Cameron já defendeu a proibição de todas as comunicações criptografadas após os atentados de Charlie Hebdo, argumentando que:

"Devemos permitir uma forma de comunicação entre as pessoas que não podemos ler? Não, não devemos".

Em maio, o governo britânico anunciou que introduziria uma lei que fortaleceria a capacidade do governo para coletar dados em massa, com o objetivo de satisfazer as necessidades das agências de inteligência durante operações chave.


Agora, o projeto inclui um dispositivo para proibir o WhatsApp, iMessage e Snapchat e também requer que as empresas de internet mantenham registros completos de todas as comunicações em suas plataformas.

Isto inclui Facebook e o Google, que deveriam entregar toda a informação que o governo queira e quando queira.

Como Cameron, os funcionários americanos criticaram a criptografia como um perigo para a segurança nacional.

Segundo os defensores das liberdades cidadãs, ao proibir todas as formas de comunicação não controladas pelo governo, o Reino Unido está cruzando uma linha perigosa da tirania.


O grupo de defesa das liberdades civis afirma que "O regime atual oferece garantias suficientes para garantir que tal vigilância seja executada legalmente, e de maneira necessária a proporcional."

Nick Clegg

O ex vice-ministro Nick Clegg, o qual ajudou a bloquear a versão anterior do projeto de lei, afirma que: "Isto não é algo inofensivo. Será uma nova e dramática mudança na relação entre o Estado e o indivíduo. As pessoas que afirmam que são felizes aceitando que suas comunicações sejam vigiadas porque 'não têm nada a esconder', não chegaram a entender algo fundamental em relação às sociedades democráticas abertas: Não estaremos mais seguros, sendo menos livres.

Além disso, segundo Bruce Schneier, um especialista em cibersegurança:

"Isto é o tipo de coisa que somente os governos autoritários fazem".

A ideia é tão absurda que é difícil imaginar que isto seja sério. A única possível explicação que me ocorre é que Cameron não tem ideia da magnitude do que está dizendo.

Se aplicarem esta lei, aos cidadãos do Reino Unido será proibido o uso de software seguro, e as empresas do Reino Unido serão proibidas de produzir software seguro. O governo terá que cumprir com a censura na internet: as pessoas não poderão baixar software seguro, os motores de busca não poderão responder as consultas sobre software seguro, e cada pacote será inspecionado para garantir que não está criptografado com sistemas seguros. Os sistemas informáticos fechados como o iPhone proibirão que seus usuários instalem software seguro e sistemas de computação abertos como Microsoft Windows serão redesenhados para proibir que seus usuários instalem software seguro. O software livre estará proibido. Ninguém poderá entrar no Reino Unido com um dispositivo que não cumpra as normas.


Bruce Schneier


É algo horrível e totalmente inviável. O pior de tudo é que estas medidas não vão funcionar e a única coisa que conseguirão é destruir a internet.

Além disso, a criptografia é uma das coisas que nos protege dos terroristas, criminosos e espiões. A criptografia nos protege de todo tipo de ameças na internet em relação aos nossos dados e comunicações. A criptografia protege nossos segredos comerciais, nossas transações financeiras, nossos registros médicos e nossas conversas. No mundo em que os ataques cibernéticos são cada vez mais comuns e mais catastróficos, a criptografia é uma de nossas defesas mais importantes."


É esperado que o parlamento britânico aprove o projeto de lei em 2016.

O Reino Unido não se parece cada vez mais com o estado fascista do filme "V de Vingança"?

E esta infecção tirânica está se expandindo pelo mundo todo...




Fontes:


http://www.anovaordemmundial.com/2015/07/reino-unido-quer-proibir-o-whatsapp-para-lutar-contra-o-terrorismo.html#ixzz3fxsPct5I

http://www.independent.co.uk/life-style/gadgets-and-tech/news/whatsapp-and-snapchat-could-be-banned-under-new-surveillance-plans-9973035.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário